Caminhando pra promessa, olhando pro Senhor!  

Posted in

Por: Pr. Ton
Imagine um garoto de 17 anos, ainda adolescente, recebe uma promessa de Deus através de um sonho. Ele sonhou que seus irmãos iriam se prostrar diante dele, na verdade o sonho significava uma promessa de governo sobre seus irmãos, sua família e até mesmo outras pessoas.

José era o caçula de muitos irmãos, seu pai Jacó não escondia de ninguém que amava mais ao seu filho mais novo. Isso se deve ao fato de ser filho de Raquel, a mulher que Jacó realmente amava.

Parece realmente um sonho de qualquer jovem ou adolescente, não é mesmo!? Ele era defendido pelo pai, tinha promessas de Deus, era um garoto inteligente, bonito e com muita energia!

Mas José não imaginava que tudo isso era só o começo da sua caminhada rumo a promessa!

José ainda um garoto ingênuo sempre “caboetava” os erros dos irmãos a Jacó seu pai, isso só gerava ainda mais ódio dos irmãos! E como não fosse o bastante, resolveu contar o seu sonho que mostrava seus irmãos se submetendo a ele... Poderia até ganhar o apelido de “O sonhador X9”.rss

Então começa uma grande trama dos seus irmãos mais velhos, enfurecidos querendo matar José. Não mataram! Mas jogaram numa cisterna e depois venderam como escravo, pois assim pelo menos ganhavam umas barras de prata.








Nessa caminhada cada “Quilometro” era uma nova lição:

Primeiro “quilometro”: Deixar o orgulho:

Imagine José!! De filho preferido a escravo! Aos 17 anos! Uma doidêra, hein? O Jovem se via um momento muito difícil. Trabalhando como escravo... Com certeza imagina como estariam seus irmãos no bem bom na casa de seu pai enquanto ele estava trabalhando duro sem conforto, sem honra e muito menos motivo de orgulho.

José como muitos jovens da idade dele se achava “O cara”. Se achava o dono da razão.

Apesar de ter uma bela promessa de Deus, foi muito imaturo e orgulhoso ao “passar na cara dos irmãos” tudo que tinha de promessa pra sua vida.

Falou demais e na hora errada... Por isso pagou por ser bocão!
José foi tratado e Deus preparava o garoto para o próximo kilometro.

Segundo “Quilometro”: Dependência da presença de Deus.

José estava caminhando em direção a promessa, mesmo sendo rispidamente rejeitado pelos irmãos (sua família), sozinho, mas não tirava os olhos de Deus. Entendeu rapidamente que precisava de Deus o tempo todo com ele para chegar na reta final, veja no capítulo 39 de Gênesis:

v. 2 "O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio"

v. 3 "Vendo o seu senhor que Deus era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos..."

v. 21 "O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade, e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro..."

v. 23 "O carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava nas mãos de José, porque o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo o que ele empreendia"

José mesmo em meio a uma situação muito louca, não se deixava abater e em nenhum momento parece murmurar, trabalhava com excelência e foi honrado por isso. A presença de Deus era algo que ele não se permitia perder e por isso prosperou muito a ponto do seu dono deixar tudo nas mãos de José. Na verdade José teve sua unção reconhecida pelo seu dono mesmo que sendo um “chefe” ímpio.

(Gênesis 39:3-4) - Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

Terceiro “quilometro”: FIDELIDADE

José, Mais uma vez passa por uma prova... Agora que parecia tudo bem... Prosperando, seu chefe e dono confiando nele, tendo honra e conforto...

Mas a mulher do seu dono queria levar o rapaz pra cama... que situação!!! Bem que José poderia ter “faturado” a tiazinha e provavelmente ninguém nem ia saber... ninguém além de Deus é claro!!rss
Mas se fizesse isto, seria o seu fim... pois com certeza perderia a unção de administração que tinha na vida dele.
Ela tentou varias vezes, e José passou a evitar a mulher... mas uma certo dia foi inevitável e tudo que restou ao nosso amigo foi sair correndo. A louca da mulher de Potifar ficou com parte da roupa de José e usou isso como uma falsa prova pra incriminar José.

(39:9 ..."como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?")
Esse trecho desse versiculo deixa claro que o que importava pra José era agradar a Deus!

Mas, José agora é acusado de tentativa de estupro e vai pra cadeia...
Puxa!!! Agora José tem todos os motivos pra desistir!! Mas não!!!! José continua fiel e não perde seu bem mais precioso: A Presença de Deus... Continuou a caminhada pra promessa olhando pra Deus!!!

Defino essa situação, “como uma túnel sem saída”. O que fazer numa situação dessa...

Talvez vc tenha passado por isso!!! Um momento que não se sabe como sair... José não sabia o que fazer mas sabia que devia continuar olhando pra Deus de pertinho... na sua Presença!!

Resumindo o final da historia, Na cadeia Jose decifra um sonho do Rei... e aos trinta anos é colocado como Governador... reencontra seus irmãos e os perdoa...


Veja bem, o que realmente importa não é o que José ganhou, não se trata da promessa... Mas do que ele não perdeu que foi a presença de Deus

Leia esse Texto:
(Atos 7:9-10) - E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.

Essa historia pode ser muito bem vivida nos nossos dias, por vários jovens do nosso tempo!


Não literalmente vendidos como escravos, ou acusados de estupro... Mais jovens rejeitados por palavras malditas dos pais, rejeitados e traídos por amigos e namoradas, se vendo em momentos que jamais imaginariam passar como o divorcio dos pais, e as vezes parece que não vai encontrar forças pra continuar!


Mas não olhe pra situação, Deus tem uma promessa pra cada um de nós! Caminhe pra sua promessa, mas como José caminhe olhando pra Deus!!! Não perca o que bem mais precioso que é a presença de Deus!!!


Imagine José quando foi acusado de Estupro... vc sabe o que fazem com os estupradores na cadeia? se nos dias de hoje os homens viram “bonecas sexuais” nas cadeias, imagina naquele tempo que não tinha direitos humanos...


E em situações tão graves como essa vc pode se perguntar cadê minha promessa!!??? Ou até mesmo!! Cadê meu Deus!!??


Deus não permitiu que nada acontecesse com José, nem mesmo na cadeia!!! O segredo de José foi estar com Deus o Tempo todo!!!


Deus hoje está contando esse segredo pra você!!! Então viva esse segredo! 
O segredo é CAMINHAR PRA PROMESSA OLHANDO PRO SENHOR!!!
Não perder a presença do Pai por nada!!! 

Bjossss e Abraços aos RADICAIS e que Deus te abençoe!!!!




This entry was posted on 31/03/2010 at 05:40 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

10 comentários

Compartilhar os sonhos e as promessas que Deus tem a nosso respeito com qualquer pessoa não é uma atitude inteligente. Mesmo que sejam nossos parentes! Melhor é compartilhar os frutos da concretização da promessa!!! José aprendeu e com isso, Deus nos deu uma grande lição! Muito massa esse texto! Tou amando o blog!

31/03/2010, 08:02

oi meu amor!!
Amei as ilustrações, dá até pra vc pregar pras crianças!! hihihi
Assim como Deus moldou José para que estivesse pronto e maduro para o momento certo, o momento de receber sua promessa, assim Deus faz conosco!!
Jovens e adoles, permaneçam radicalmente fiéis como José, pois mesmo nas provações, saibam que o Senhor está com vocês, e os está moldando para receber a promessa no momento certo!! Creia, lute, acredite, descanse e goze das maravilha do Senhor!!
Beijos a todos!!

31/03/2010, 08:23
J>P  

realmente quando estamos com o senhor além de conseguir cumprir as promessas de DEUS ainda aprendemos coisas que não aprenderiamos se não fosse pelo o que ele faz nos (molda) que a PAZ DE DEUS SEJA COM TODOS!!!

31/03/2010, 09:49

Realmente as palavras que este blog está nos trazendo estão trazendo revelação e nos ajudando a refletir melhor... Ótima colocação pastor, a maneira com que a história de Moisés foi mostrada aqui me surpreendeu, e eu creio que fui abençoado e edificado atravéz deste post...
A paz... Abração.

31/03/2010, 12:58

A historia de José é uma das mais cheias de detalhes descritas na biblia e como podemos ver em cada detalhe ha uma série de ensinamentos para nossa vida.
O bom é aprendê-los sem precisar sofrer o que José sofreu!!!

31/03/2010, 19:21

aanh, eu ja tinha comentadoo .. mas nem entrouu!=/ vou tentar de novo! ;)

Eu achei interessante que josé em nenhum momento deu showzinho, murmurou, ou questionou a Deus. Apesar de (ao olhos naturais) "ter" uma desculpa pra fazer isso. E a cada vez que reflito sobre josé, eu percebo algo novo.

Ps: tambem curti as figuras e os coloridinhos! ficou massa!

01/04/2010, 08:23

Oh Pastor... agora lembrei quando você entrou na NDV, na verdade não lembro quando vc entrou, so lembro quando você ja namorava com a Tie e ficava lá esperando a Tie terminar tudo do M.I, esse terminar era altas horas.. rsrsr, você era caladinho na sua.. rsrsr e olha agora nosso pastor que da hora... muito louco...suas palavras postadas são diretamente do céu... bomm de mais...

bjs

03/04/2010, 11:45

Realmente a história de José é muito boa para nos encher ainda mais de fé. E vemos que ele sabia de sua promessa e seguiu olhando somente para o Senhor, poís as circunstâncias dificutavam tudo!!!
Muito legal esses blogs.....
Que Deus Abençõe Cada Vez Mais Para Continuar Essa Obra!!!!!!!

05/04/2010, 14:49

Realmente a história de José é muito boa para nos encher ainda mais de fé. E vemos que ele sabia de sua promessa e seguiu olhando somente para o Senhor, poís as circunstâncias dificutavam tudo!!!
Muito legal esses blogs.....
Que Deus Abençõe Cada Vez Mais Para Continuar Essa Obra!!!!!!!

05/04/2010, 14:49

Isso é que eu chamo de obediência ao Senhor, José passou por isso tudo e nem murmurou !
Obrigada Pr. Tom pelo o blog e que muitas vidas sejam ministradas através desse instrumento "virtual"
paz!

06/04/2010, 05:10

Postar um comentário